BEM-VINDOS

“É necessário sair da ilha para ver a ilha.”

José Saramago

Não há como pensar em Educação Física e Psicomotricidade sem se debruçar sobre o corpo e o movimento. Na verdade, estamos falando de um corpo em movimento que traz em si uma linguagem e, nestes dizeres, expressa não apenas o que carrega em si de traços motores, mas também o que fez e faz parte da construção de sua expressividade. E é este processo global, que envolve os aspectos corporais, a cognição, as emoções, o comportamento e a afetividade, que contribui para o desenvolvimento integral do sujeito.

A Psicomotricidade carrega consigo as relações, a capacidade de experimentar sentimentos e emoções através do corpo que tem em sua constituição memórias das vivências relacionais. E neste corpo que sente, que reage e que é atravessado pela linguagem, a Educação Física possibilita o movimento através de ações psicomotoras integrando o sujeito com o mundo que o cerca.

Fruto das discussões dentro dos grupos de estudos, no intuito de trazer à tona a interseção entre a Educação Física e a Psicomotricidade, nasce a ideia de um ENCONTRO. E no nascimento deste ENCONTRO, na construção desse movimento, nossa ilha se faz continente de dizeres. Falamos de corpo, no corpo, com o corpo e(m) movimento.

Portanto, se torna evidente dizer que este diálogo entre a Educação Física e a Psicomotricidade, situa a prática psicomotora como ponto de entrelaçamento desse corpo que vive em constante movimento na busca do desenvolvimento humano em sua forma integral.